top of page

Um olhar sobre sua história -  Aruy Zanandrea

Essa narrativa é resultado dos depoimentos orais do “protagonista” dessa história – Aruy Zanandrea. De suas lembranças, dos fatos passados que elucidam a memória do personagem.  Trata-se, na verdade, de uma história viva em todos aqueles que a protagonizaram. Uma história que marcou de uma forma ou de outra a pessoa que ele é, sua maneira de pensar, de agir, de sentir.

No escaninho da memória, dedilham-se reminiscências que nos remetem ao passado ainda vívido: Aos 364 dias após a união da Sra Maria  e  do Sr. Amadeu Zanandrea, em 2 de agosto de 1930, num sábado, nasce na casa dos avós o primeiro filho do casal, o primeiro neto da família de italianos.

asa do aruy.jpg

Uma oportunidade de conhecer e, por que não, compreender quem é essa figura que saboreou a vida, aproveita cada instante, cada minuto para viver plenamente. Aruy Ângelo Zanandrea!

IMG_5467.jpg

Ao mudar de casa, a vida de Aruy também mudou. Na escola iniciou aos 8 anos. Mas antes de ir para as aulas, capinava,  almoçava e levava a vianda para seu pai que trabalhava de envergador, caminhava 5 km e depois seguia para a escola ávido pelos ensinamentos da professora. A casa não existe mais, entretanto, lá estão as árvores plantadas pela família.

Com apenas 1 ano e 15 dias a família aumentou. Com 7 anos, Aruy já cuidava de 4 irmãos. E dos 7 anos em diante cuidou, além dos 4,  cuidava dos demais. Ajudava a mãe e era responsável inclusive pelos serviços domésticos, até mesmo cozinhando.

IMG_5428.jpg

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.

Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

 

Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

 

Depois, você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.

 

E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

 

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

 

Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la…

 

E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

 

E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.

E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

IMG_5419.jpg

Aruy ocupava muitas vezes seu tempo livre sentado à soleira da porta e entre as árvores, enxergando o brilho do sol e da lua em seus pensamentos de adolescente, vislumbrava um futuro diferente daquele presente que vivia. Inúmeras vezes viajava em seu imaginário e se projetava traçando o futuro. Perguntava-se, incessantemente, ao admirar aquela paisagem o queria ser na vida. Pois já tinha certeza do que não queria. Como pássaro inquieto suas ideias costumavam voar para os céus, perspectivando seu futuro. Que belas lembranças! Elas fazem parte da sua história de vida!

Na colônia a adultez chega bem rápido, e esse adulto jovem teve em sua vida muitos contratempos e, muitas vezes, as coisas não aconteciam como o planejado. Mas sem reclamar e acreditando sempre, manteve seus olhos abertos para novos projetos e trabalhou com aquela certeza das manhãs que iluminam os dias, mesmo sem saber o que poderia acontecer. A lembrança do brilho do sol e da lua entre as árvores continuava a inspirar seu futuro.

Sempre com paixão, compreendendo a beleza de cada momento, Aruy construiu uma vasta experiência profissional. Não foi doutor na academia, mas foi doutor do trabalho.

 

De colono a empresário, foi fabricante de graspa, carreteiro puxando lenha para Caxias, agricultor, condutor da trilhadeira de trigo, ajudante de pedreiro, cuidador do bolão de Flores da Cunha, assentador de paralelepípedo, marceneiro, motorista de ônibus e caminhoneiro.

IMG_5528.jpg

Imaginava sair da colônia e quando seu pai comprou um caminhão seu sonho demonstrou estar concretizando. Após acompanhar em 2 viagens o motorista,  iniciou sua profissão de caminhoneiro trabalhando no caminhão do pai por dois anos.

Não ganhou dinheiro, mas ganhou experiência”. Conheceu o Rio de Janeiro e São Paulo, e Flores da Cunha continuava lá.

Cada um de nós tem de procurar o seu caminho de acordo com as suas aspirações.

11 de fevereiro de 1952!

No mesmo banco da praça com sua amada ele sorri, como se seus pensamentos percorressem aquela data tão especial!

 

Sentado no banco da praça observava uma moça que caminhava. Após o sim para a aproximação daquela moça, ele já havia decidido e escolhido Elda para ser sua esposa e mãe de seus filhos.

 

E até hoje o protagonista dessa história a denomina como a estrela de sua vida, a luz que conduz seus passos, sua alma companheira.

Casou-se em primeiro de maio de 1954!

IMG_5385.jpg
IMG_5390.jpg

Para a construção de uma trajetória todos nós somos imprescindíveis. Não existi um cenário se não há quem o ajude a construir.

 

Muitas vezes atrás dos bastidores, estão os responsáveis pela realização dos sonhos de toda uma família.

IMG_5414.jpg

Tanto sua felicidade como seu sucesso foram construídos sobre a simplicidade e muito trabalho.

 

As pessoas que estiveram e estão ao seu lado também são simples como ele, às vezes suave como o nascer da lua às vezes suave como o amanhecer, outras vibrante como o pôr-do-sol em uma tarde límpida...

Aruy reconhece que seus filhos sempre estiveram com ele e Elda nos momentos mais difíceis dessa caminhada, quando os obstáculos devindos pareciam intransponíveis. Sabe também, que abriram mão de momento de convívio, que compreenderam sua ausência, aceitaram a sua vocação. 

 

Jair, Miriam, Airton e Rui pelos dias de espera, encontros e desencontros vividos nessa jornada quero dizê-los que sempre estiveram presentes em meus pensamentos e no meu coração.

IMG_5524.jpg
IMG_5497.jpg

Sr. Aruy ainda tem na memória os presentes que vocês, seus filhos, lhes deram e muito significaram e significam para ele: um Box presenteado pelo Jair, um xaxim, que ainda permanece no quintal da casa onde mora, presenteado pelo Airton, uma morsa feita pelo Ruy e o diploma de graduação e de mestrado conquistados pela Mirian.

IMG_5537.jpg
IMG_5512.jpg

Aruy quando toma suas decisões, compromete-se com elas. Trabalhou muito para realizar seus sonhos com toda a força de seu coração. Sua determinação às vezes faz com que muitas pessoas não o entendam, mas ele é assim, quando quer, quer.

IMG_5522.jpg
IMG_5511.jpg
IMG_5543.jpg
IMG_5530.jpg

Aruy sempre demonstrou para as pessoas próximas a ele que transforma aprendizado em sabedoria, aprende rápido e logo coloca em prática o que a vida e as pessoas ensinam.

 

É uma pessoa especial, porque tem o coração e a mente aberta para a aventura de viver, e para oportunizar que os outros vivam.

 

Um homem que concretizou a viagem de seu imaginário ao observar a luz do sol e da lua para projetar seu futuro. Um homem visionário que desejou estar à frente do hoje, através da inovação e da tecnologia.

IMG_5539.jpg
IMG_5517.jpg
IMG_5542.jpg
IMG_5493.jpg
IMG_5495.jpg

Aruy aprendeu que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam…

Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

 

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos.

IMG_5461.jpg

Aprendeu que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.

Descobriu que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.

Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… porém, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

IMG_5447.jpg

Aprendeu que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.

Descobriu que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprendeu que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens…

Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

IMG_5470.jpg
IMG_5403.jpg

Aprendeu que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

 

Aprendeu que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém…

Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.

 

Aprendeu que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprendeu que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprendeu que o tempo não é algo que possa voltar.

IMG_5400.jpg
IMG_5392.jpg
IMG_5377.jpg

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.

 

E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

 

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar. uma passagem, 

Como esta vida é uma estrada de passagem, ficam as saudades! Aprendemos com ele o sorriso, a gentileza, a bondade, a generosidade. Aprendemos o valor da família, a união!  Aprendemos que sempre temos que comemorar a vida! Sua lembrança estará viva em nossos corações. 

bottom of page